terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Fortaleçendo o corpo para a corrida

A corrida é uma atividade que vem ganhando espaço nas ruas, parques, praias e praças das cidades. Costumo dizer que a corrida é uma das atividades mais acessíveis, pois para realizá-la, basta ter disposição e um par de tênis. Diferente de outras modalidades, não há necessidade de pagar mensalidade, outras pessoas também acreditam que não necessitam orientação profissional, o que facilita muito para a sua popularidade entre diversas classes sociais.

Também é fato que, basta observar os mais variados tipos de pessoas que correm para notar erros que podem colocar o praticante em situação de risco e maior exposição à lesões. São pessoas que estão muito acima do peso, pessoas que correm muito acima da sua capacidade, outros que correm com má postura, enfim, há uma quantidade de erros. Às vezes até mesmo para os olhos do profissional especialista, alguns erros e vícios posturais são difíceis de se diagnosticar e corrigir. Imaginem então para o leigo, para muitos é só calçar um par de tênis, que muitas vezes nem é o ideal para corrida (sem contar na pisada da pessoa) , e sair correndo. Isso pode causar uma série de lesões a curto e médio prazo.

Ainda precisamos considerar o impacto gerado na corrida, que pode chegar a uma força equivalente à cinco vezes o peso do praticante. Essa carga pode danificar articulações e coluna. Para atenuar essa situação, um dos cuidados que devemos ter é treinar e fortalecer a região do CORE (lombar, quadril, abdômen, ombros) . Alem disso, o treinamento muscular deve ser específico aos grupos e movimentos utilizados na corrida, portanto leitores, alguns de vocês devem lembrar de um outro post que publiquei: "Treine movimentos e não (APENAS) músculos. Quanto mais específico for o reforço muscular, melhor. É claro, que alguns exercícios que aparentemente não tem nada a ver com o gesto da corrida serão executados, mas todos igualmente tem o objetivo de desenvolver algumas potencialidades que tornam a corrida melhor.

E para tornar a sua corrida melhor, o movimento correto é fundamental e vai evitar que você "quebre" em seu percurso. Além disso, quanto mais perfeito for o movimento, maior será a econômia de corrida, o que eleva a performance, evitando ou adiando a fadiga. Nada melhor do que uma super sessão de treino funcional para fortalecer o corpo para corrida, tudo com exercícios simples e de grande utilidade para corredores. Todos os movimentos partem do acionamento do CORE, potencializando as ações dos músculos estabilizadores. As fotos são de uma matéria no site da revista Boa Forma. Em breve devo colocar vídeos de sugestões de treinos complementares para corrida.





Afundo ou Lunge unilateral- tem o objetivo de fortalecer os membros inferiores, simulando o moviento da corrida e aprimorando o equilíbrio e estabilização.



Superman ou membros invertidos sobre a bola- aqui o objetivo é controlar o corpo sobre a bola, elevando braço e perna contralateral (braço direito com perna esquerda), fortalecendo o CORE e desenvolvendo a coordenação.

Stiff unilateral ou Inverted Hammstrings- equilíbrio e controle muito potencializados, trabalha alongamento dos posteriores de coxa da perna de apoio, e na perna elevada há muita contração da musculatura posterior, desenvolvendo também a coordenaçãoe o CORE.


Afundo ou Lunge- alguns preferem trabalhar todas as repetições com a mesma perna à frente, já que o objetivo é ser mais específico, prefiro que o aluno alterne as pernas, inclusive, quando há espaço, proponho que o movimento seja feito em deslocamento, o que fortalece a musculatura, equilíbrio e coordenação.




Arranque unilateral- é um movimento que à medida que o aluno se familiariza deve ser realizado mais rápido, de forma mais explosiva, o que aumentará o seu controle, desenvolvendo coxas e um CORE muito forte.
Não vou me deter a números de repetições, esse não é objetivo, e sim fornecer uma idéia dos exercícios que podem ser realizados, além disso, as repetições variam conforme a fase de treinamento e carga de indivíduo para indivíduo. Às vezes, o trabalho proposto é por tempo, e não por número de repetições, mas isso depende de cada profissional, e novamente da fase de treinamento que esta sendo realizada.
Bons treinos!
FROM THE CORE
Fabiano Piassarollo
"CORE LIFE PERFORMANCE"
(51)-9198-4039/3337-8924

4 comentários:

  1. Muito bom! Estou come~cando a investir em treinamento funcional, abandonando de vez a musculacaoo, para melhorar minha performance e resistencia nas corridas.

    ResponderExcluir
  2. Olá se precisar de uma reestruturação do seu blog nós podemos ajudar !

    www.blogsmg.blogdojho.com

    Obrigado !

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!