quarta-feira, 11 de abril de 2012

Treinamento funcional "suspenso no espaço" . Estabilização e transferência de força.


Flexão de quadril e joelho alternada



Buenas!

Esse exercício é sem dúvida daqueles que movimentam todo o corpo. Aqui, como podem observar, o praticante deve ter controle total do movimento, pois o corpo está suspenso, e não adianta "jogar toda a carga" nos braços, pois o fundamental aqui (e em todos os movimentos) é acionar o core, favorecendo a estabilização e transferência de força dos membros inferiores em movimento, para os membros superiores, facilitando a estabilização nos ombros.   

Em se tratando de treinamento funcional, a estabilização através do core é fundamental para que ocorra transferência de força entre MMI e MMS, e vice e versa. Considero o fator transferência entre membros importantíssimo para que o movimento flua com controle e maior aproveitamento de força através das cadeias musculares.  Na foto isso fica muito claro, pois se não hover ativação do centro de força, o controle e o movimento serão prejudicados. 

Particularmente, utilizo os aparelhos como o TRX e o Sling para estimular a ativação dos estabilizadores, e o resultado aparece. Alguns alunos mostram maior dificuldade, mas aos poucos vão conseguindo a ativação profunda, e quando isso ocorre a diferença em controle e produção de força é enorme. Começar todo movimento pelo core é a base para o sucesso, melhorando a performance e prevenindo lesões. A eficiência total dos movimentos do treinamento funcional só será atingida caso os estabilizadores atuem no movimento. Então FROM THE CORE para todos.




FROM THE CORE

Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!