segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Treinamento funcional- Aposte nos intervalados para perder peso



Buenas!

Já venho a muito tempo atuando com treinos combinados, treinos híbridos, treinos intervalados, pois vejo que esses tem resultado mais eficaz para condicionamento físico, além de potencializar o tempo de treinamento, onde considero que com essas abordagens de treino, consigo Mais resultado com Menos tempo. Na realidade, aplico isso sempre respaldado por diversos artigos e pesquisas atuais que corroboram com essa ideia, de que em se tratando de condicionamento físico, essa é melhor forma de trabalho nos treinamentos.

E por aí seguem exemplos de profissionais e pesquisas que atestam muito resultado, inclusive, maior eficácia na utilização de treinos de alta intensidade para "queimar" mais gordura. Então nessa categoria se encaixa perfeitamente o treinamento intervalado, seja em forma de um tiro de corrida ou até mesmo trabalhos de potência e levantamentos. Ainda é possível utilizar também o que treinadores americanos como o Dos, se referem como Cardio Strength Training, o que para nós significa treinamento de força cardio. O CST, por exemplo, proporciona através de exercícios de força explosivos e intensos, a elevação da frequência cardíaca, onde por exemplo, é muito interessante utilizar exercícios com kettlebell.

Mas como é possível gastar mais energia proveniente da gordura com trabalhos de curta duração e alta intensidade, se o treino "dito" como ideal para queimar gordura deve ser realizado à 60% à 70% da capacidade de trabalho? Realmente, trabalhar dentro de 60% à 70% é ideal para consumir gordura através da utilização do O2, porém, isso acontece mesmo a partir de 30 minutos de exercío aeróbio. Essa também foi uma das afirmativas dos estudos de Cooper, os quais foram importantes para a evolução de pesquisas e maior divulgação do exercício físico. Porém, hoje já existem muitos estudos que comprovam maior eficiência nos treinos de alta intensidade, pois esses "turbinam" o metabolismo, obrigando o organismo a continuar gastando ( principalmente carboidratos e gordura) para haver recuperação após o esforço.  

Então, quando opto por utilizar trabalhos desse tipo, busco realmente maior resultado em condicionamento, além de potencializar o tempo de trabalho. Normalmente o treino de cada aluno dura cerca de 1 hora, e esse tempo pode ficar curto se tiver de fazer um treinamento eficaz de força e ainda treinar a parte aeróbia.  Com essa divisão no treino vai dar para fazer no máximo 15 minutos de exercícios de força e no máximo 35 minutos de aeróbio, contando o aquecimento e regeneração ou volta à calma. Não creio que essa divisão seja muito interessante, além de possivelmente ser monótona para o aluno, por isso aposto nos intervalados e CST, o que faz com que o aluno treine de forma eficaz os três sistemas energéticos em uma hora de treino. Traçando um comparativo, por exemplo, com um treino de corrida, será muito mais funcional para o metabolismo realizar 30 minutos intevalado, ou seja, variando a intensidade, do que correr por 1 hora na mesma intensidade. O melhor resultado será alcançado com variações na frequência cardíaca, seja para condicionamento ou queima de gordura.

Nesse sentido, o treinamento funcional possibilita maior variedade de estímulos, ativando muito o metabolismo energético e aí está a diferença, pois,  aliando alimentação  correta só trará maior consumo de gordura. Menos gordura corporal significa menos chances de problemas de saúde, e esse é mais um grande benefício a ser considerado. Fica sempre a lembrança de que exercícios intervalados e explosivos podem ter a sua técnica comprometida, o que pode resultar em lesões, então fica calro que esse tipo de treino só deve ser praticado por indíviduos com boa base de treinamento e acima de tudo, orientados por profissional de educação física experiente no assunto. Sigam treinando e queimando... GORDURA!

FROM THE CORE

Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance" 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!