quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Estabilizadores- Força binária do ombro


Que beleza esse exercício realizado por meu colega em um dos cursos de Sling com o alemão Cornell. Pendurado pelos pés o "índio véio" tem de manter a estabilização e ainda fazer um apoio, esse com certeza é só para quem pode mesmo.

Mas também há aqueles que falarão que não há desenvolvimento de força em bases instáveis, então esses que partilham essa ideia é que tentem e sintam "na pele" se não farão força. Eu até afirmo que muitos que elevão mais de 100kg no supino, e são tidos como fortes, não conseguem utilizar "sua força" aqui, por isso sempre enfatizo que se desenvolva força de forma funcional.

 Nesse movimento há um grande trabalho dos estabilizadores de ombro. Podemos considerar esse um grande exemplo do conceito de força binária, onde não adianta nada os mobilizadores (deltóides) estarem fortes, se os estabilizadores ( "los 4" do manguito) estiverem fracos. Portanto fica a dica até para que não ocorra lesão, trabalhe a musculatura em todos os movimentos da articulação do músculo em questão, e além de focar na amplitude de movimento, antes, tem de haver um trabalho que estímule uma consciência para a estabilização articular. Feito isso, o desenvolvimento ocorre naturalmente, o que vai potencializar o movimento e consequentemente performance.

Não posso deixar de enfatizar que a ativação dos profundos músculos do tronco, aqui nesse exemplo, é peça fundamental para a eficiência desse trabalho, pois, sem a ativação dos "core muscles", dificilmente o indivíduo conseguirá sustentar a posição. É fato também que esse exercício é ótimo para "trincar" o abdômen, e aqueles alunos que são acostumados a realizar muitos exercícios para essa região, como as tradicionais flexões de coluna no chão, sentirão muito a diferença desse exercício. Há até quem pense ser fácil, porém quando tentam realizar notam que de fácil não há nada, e ainda por cima sentem o resultado no dia seguinte ao exercício.

Sigam se exercitando e praticando seu treinamento funcional de acordo com seus objetivos e "lenha na fogueira" para queimar calorias.

Trilha com os mestres do Black Sabbath em Spiral Architet, pedrada clássica: http://www.youtube.com/watch?v=BSztKm5Kx0s&feature=fvst

FROM THE CORE

Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!