Força e potência são habilidades distintas, mas estão interligadas, já que a potência é definida pelo produto da Força X Velocidade, ou seja, a potência, nada mais é que a produção de força com rapidez. Geralmente a potência é pouco treinada nas academias, sendo muito mais enfatizada no treinamento esportivo.
Mas o fato é que essas duas habilidades acabam se influenciando, de forma que se o indíviduo treinar o desenvolvimento de sua potência, consequentemente irá obter um melhor recrutamento inter e intramuscular, o que significa que será capaz de ativar a sua musculatura com maior qualidade e controle, o que proporciona ganhos em força. Por isso encotramos na literatura, diversas referências à transferência de força obtida a partir de trabalhos de potência, e isso ocorre justamente em função de melhor atividade das fibras musculares, melhor recrutamento muscular e ativação neural.
Particularmente já obtive resultados excelentes em aumento de força utilizando treinos de potência que incluiam pliometria. O que utilizo muito são trabalhos combinados de força e potência, onde aplico séries que começam por algum exercício de potência imeditamnete seguido por um exercício de força funcional. Confesso que em muitas vezes vou contra muitas referências que recomendam primeiro o exercíco de potência, aplicando o inverso, por exemplo, uma série de agachamento seguida pela realização imediata de saltos. Esse trabalho aumentou consideravelmente a força dos alunos que o realizaram, inclusive, pude constatar "na pele" um grande aumento de força em meus membros inferiores. Por isso, recomendo a quebra de certos paradigmas no ambiente das academias, e sem dúvida alguma, é necessário e muito eficiente para o aluno que realize treinos de potência, pois isso é excelente em termos de resultados, além de garantir alto consumo energético e ainda ser uma alternativa ao trabalho "geralmente" repetitivo realizado nas academias. Dessa forma, o treinamento torna-se muito mais funcional, produzindo resultados excelentes.
Abordarei mais detalhadamente o tema força e potência no curso de Treinamento Funcional nos dias 27 e 28 de novembro em Porto Alegre, então fiquem ligados e compareçam. Também alerto para que não percam o prazo de inscrição com desconto, pois a data para obter o desconto é até o dia 05/11, então corram.
FROM THE CORE
Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!