domingo, 23 de maio de 2010

Lesão muscular no futebol

Hoje o tema é a alta incidência de lesões musculares no futebol. Hoje vejo algumas equipes com um número elevado de lesões, principalmente musculares.

É normal se falar que o calendário é terrível e com jogos decisivos no domingo e na quarta, mas mesmo não participando do trabalho realizado nesses clubes, é difícil entender como atletas profissionais com todo o aparato de fisiologia, medicina, fisioterapia, nutrição, odontologia, piscologia, serviço social e preparação física, sofram tanto com lesões musculares. Bom, falam que é por que alguns preparadores trabalham com alta intensidade, levando o jogador ao limite, como no jogo. Mas de que adianta treinar no limite, como o exigido no jogo, se o atleta estiver " se arrebentando" nos jogos? Ou pior, aqui no sul há atletas que são vetados antes dos jogos, pois "quebraram" nos treinamentos.

Não vejo isso como benéfico, pois quando o clube mais precisa do atleta, esse passará 20, 30, 50 dias parado. Então o que está faltando nesse processo físico? Meu questionamento é que não dá para admitir que tantos atletas estejam parando por lesões musculares, isso não é certo, algo está errado nesse trabalho. Há atleta que não resiste há um choque nos ombros que fica fora do jogo, e olha que essa situação já ocorre há cerca de dois meses, será que ninguém dentro desse clube sabe que esse atleta precisa realizar um trabalho específico de estabilização e mobilidade nos ombros?

Mesmo com o treino preventivo é natural que ocorram lesões, mas com certeza essa incidência seria diminuída com um trabalho preventivo, e provavelmente não seriam tantas lesões musculares. Quando mais profissionais que atuem com a preparação física no futebol buscarem metodologias mais funcionais, focando o trabalho além da intensidade, trabalhando com exercícios proprioceptivos e multi-articulares, teremos menos lesões, principalmente musculares. Sugiro que os profissionais do futebol busquem alternativas e modifiquem a concepção de seus treinamentos, adotem o treino funcional e com certeza a performance será potencializada, com redução de lesões.

FROM THE CORE

Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"
(51)-9198-4039
fabianopiassarollo@terra.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!