quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Treinador de futebol tem de ser registrado no CREF

Buenas!
 
Pessoal que sempre aparece por aqui, saibam que a "correria" é grande e tudo vai muito bem com tendências a melhorar!
 
Pois hoje assisti ao jornalismo esportivo aqui da "aldeia", província de Porto Alegre e até que enfim o CREF-RS (Conselho Regional de Educação Física do RS) tomou alguma atitude em relação a um caso claro de exercício ilegal da profissão. Ex-atleta de futeol é apenas ex-atleta de futebol, quer seja ídolo do Grêmio, do Inter, do Racing, do Vasco, da Argentina, do Guarany de Bagé, enfim, independente de qual agremiação seja, se o ex- atleta, e no caso do alvo principal da denúncia do CREF-RS, um dos maiores centroavantes de história do colorado, Fernandão, será apenas ex-atleta enquanto não for regsitrado para exercer a profissão de treiandor de futebol no CREF.
 
Pois o mesmo estava exercendo função de gerente de futebol do Inter, quando da demissão do técnico Dorival Jr (também não sei se esse tinha registro no CREF), assumiu como treinador colorado. Na época me perguntei, Fernandão não tem formação alguma para exercer essa profissão, pois não éducador físico nem tem regitro no conselho, mas ninguém por aqui falou nada. Mas a imprensa esportiva da "aldeia" exaltou quando o mesmo foi fazer seu curso de treinador de futebol ( não sei se teve duração de mais de uma semana, creio que não).
 
Sem entrar no mérito clubístico da questão, o fato é que seu Fernando não possui sequer registro de profissional provisionado no CREF, ou seja, está exercendo uma função ilegal. Infelizmente o futebol tem dessas, mas é coisa do Brasil, onde a impunidade geralmente prevalece. A CBF afirmou em nota que o CREF não tem competência para cobrar registro profissinal para o ex-atleta e agora "técnico de futebol" Fernandão. Em outra oportunidade Luxemburgo foi cobrado a apresentar sua identidade profissional por fiscais do CREF. Na oportunidade, o mesmo não portava seu documento profissional, mas esse é um profissional com registro no CREF, portanto apto a exercer seu cargo.
 
Só registro esse caso por aqui, pois estudei por muitos anos para me formar como Educador Físico. Foram anos de comprometimento, esforço, investimento e algumas dificuldades até concluir a faculdade. Me formei como educador físico, portanto não trabalho como fsisoterapeuta ou mecânico, atuo nas atividades que competem ao educador físico.
 
O caso do Fernandão vai dar o que falar, ainda mais por estarmos às vésperas de um clássico GRENAL. Mas o fato é que a lei deve ser aplicada, pois se "abrirem" brechas, qualquer pessoa que assim quiser, poderá sair aplicando atividades que competem ao educador físico. Só para lembrar quem acha que não há problema nisso, fica o recado que sempre transmito a meus alunos e também nos cursos que ministro, "meu trabalho, se mal aplicado, pode matar ou lesionar gravemente qualquer indivíduo", portanto conhecimento é fundamental para o educador físico.
 
Espero que a denúncia do CREF resulte em  algo positivo para a profissão, não é nada pessoal, desejo todo sucesso profissional para o ex-atleta Fernandão, desde que, esse busque a formação adequada para o cargo que vem exercendo. Fica também a lembrança de que o GRENAL de domingo será jogado em um estádio claramente sem as mínimas condições de segurança devido as obras de reforma do Beira-Rio. A justiça liberou, tomara que esse estádio não seja interditado apenas quando houver uma tragédia envolvendo os torcedores, pois claramente há um grande risco em seguir realizando partidas ali. Torço para que o conselho siga fiscalizando quem exerce ilegalmente a profissão, afinal de contas, eu como tantos outros colegas, estudei e muito, e a cada ano pago anuidade para o conselho. Que se cumpra lei!
 
FROM THE CORE
 
Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"
 
 
  
 
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!