terça-feira, 9 de novembro de 2010

Mais Protocolo Tabata

Esse post vai para todos que tem me pedido referências sobre o Protocolo Tabata. Na realidade obtive, através de um colega, apenas o resumo desse trabalho, que na realidade foi voltado para o treinamento de performance, especificamente para a equipe de patinação em velocidade do Japão.

O estudo original foi desenvolvido em bicicleta ergométrica e consiste em um treinamento anaeróbio com variações na intensidade. Nesse caso um grupo trabalhou com 6 à 7 séries de 20 segundos de trabalho intenso á 170% do VO2 máx., por 10 segundos de recuperação. O outro grupo trabalhou com 4 à 5 séries de 30 segundos à 200% VO2 máx com intervalos de 2 minutos de recuperação.

Hoje é comum a aplicação desse protocolo em séries de força, o que gera resultados excelentes. É possível variar também o tempo de trabalho/repouso, por exemplo 15/15, 30/30, enfim, há possibilidades. O fato é que esse treinamento é altamente funcional, e acreditem, potencializa e MUITO, a capacidade aeróbia.   

Se pesquisarem, lá fora, principalmente nos USA, a temática atual é treinar a força de forma intensa e intervalada, com pouco tempo para recuperação, ou ainda o que considero melhor, trabalhar intensamente e realizar repouso ativo. Esse trabalho tem sido muito recomendado para queima de gordura. Hoje, na maioria dos meus atendimentos, priorizo essa abordagem, que para o aluno não é fácil, mas o resultado é fantástico em termos de condicionamento físico. Esse na realidade é um treinamento funcional, pois desenvolve maior capacidade de trabalho, o que gera performance esportiva e para a vida real.

No curso de treinamento funcional no final desse mês, vamos montar set's de Protocolo Tabata voltado para a performance de resultados, então compareçam e aprendam esse que chamo de INSANE TRAINING.

FROM THE CORE
Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"
fabianopiassarollo@terra.com.br

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!