quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Little REST

O intervalo de recuperação é uma das variáveis mais importantes para o resultado do treinamento, com grande importância na evolução do mesmo. Por isso há alguns anos, meus alunos tem tido pouco intervalo de descanso entre as séries.

Hoje penso muito mais no condicionamento do que apenas no resultado estético, que deve vir acompanhado de evolução nas capacidades funcionais, então os treinos são muito mais como uma sessão de preparação física, é claro que isso dependerá também da individualidade, mas no geral, quase não há descanso entre as séries, o que torna o treinamento uma verdadeira batalha pela sobrevivência, ainda mais por que tenho um apreço enorme por super sets, e super sets com pouco intervalo são completamente efetivas para o metabolismo.

Sei que para muitos, talvez até a grande maioria, isso pode parecer um excesso, principalmente para profissionais que crêem que treinamento de força é apenas musculação, então estes seguem o velho esquema, diria até que seria o "feijão com arroz", ou seja, aquele tipo de treinamento que era realizado antes de nascerem, por isso não evoluem, não abrem a mente à novas ideias, que no fundo até não são tão novas, mas para esses profissionais presos ao  "PADRÃO", esse tipo de trabalho, dito como funcional, não é efetivo o bastante quanto a máquina que deixa o aluno estável e trabalha apenas uma articulação. Além disso, montar sets de treinamento funcional pode parecer trabalhoso demais para a maioria, além de exigir conhecimento e criatividade, talvez por isso muitos ainda ficam presos ao quase padronizado treinamento de força na musculação.

Mas vamos ao que interessa, que nesse post é o intervalo de descanso, ou seja, o pequeno intervalo, que é muito mais eficaz metabolicamente. Atualmente esse é o tipo de treinamento que mais respostas favoráveis tem mostrado em meu dia a dia. Desculpem-me por estar muito 1° pessoa hoje, mas para mim o treino por mais específico que seja, será uma mescla entre os sistemas aeróbio e anaeróbio, então pouco intervalo entre as sets, torna o treinamento funcional de força como um treinamento funcional de força cardio, pois as respostas aeróbias também acontecem, e em muitos casos, em maior escala do que no próprio treinamento aeróbio. Então torne cada treino um espetáculo metabólico, realize sets de 30/30, 20/20, 15/15, 10/10, 20/10, enfim, busque o intervalo de estímulo-recuperação ideal para seu objetivo e condicionamento. Não tenho dúvidas que essa é a melhor opção em condicionamento físico.

Sigam treinando e coloquem novos conceitos em seus treinos, afinal, comer sempre "feijão com arroz" não é a melhor opção, pelo menos no meu caso. Participem do Curso de Treinamento Funcional nos dias 27 e 28 de novembro na Academia Aerostep Studio em Porto Alegre, pois lá discutiremos e aplicaremos na prática esses conceitos. Quem tiver dúvidas quanto as inscrições é só entrar em contato. 

FROM THE CORE

Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!