terça-feira, 27 de abril de 2010

Quadril!

Dor no joelho, dor no tornozelo, em muitos casos não significa que o problema está nessas articulações especificamente, mas a origem pode ser o quadril. Permanecemos muito tempo sentados, principalmente em frente ao computador, isso acaba tornando nosso quadril muito rígido, diminuindo a sua mobilidade e encurtando os músculos. Músculos como os glúteos e abdômen tornam-se fracos e flácidos, dificultando o trabalho de estabilização da coluna e mobilidade dos membros.

Mobilidade no quadril é a chave, por isso trabalho com muitos movimentos de pelve para meus alunos, tanto nas aulas em grupo, quanto em meus atendimentos particulares. O quadril, como componente do core, é o centro do corpo, e apóia a coluna então, é o responsável pela transferência de força entre membros inferiores e superiores. O core deve ser acionado constantemente, então umbigo para dentro, glúteos contraídos, ombros para baixo e peitoral aberto deve ser a posição inicial para agachamentos, flexões de coluna, para caminhar e também para correr.

Também por isso é fundamental trabalhar funcionalmente, integrando movimentos de membros inferiores e superiores. O quadril, os ombros e o core devem ter mobilidade e estabilidade, assim garantimos eficiência de movimento e prevenção de lesão, além de criar uma cadeia cinética efetiva, favorecendo a transferência de força entre membros inferiores e superiores, além de atuar nos membros contralaterais em movimentos unilaterais.

Ao treinar seus atletas, alunos, e até mesmo em seu próprio treino, pensem no corpo como um todo, mas principalmente no core, pois é a base para movimentos seguros e com eficiência de execução. Não esqueçam de contrair glúteos, pois assim é possível acionar os demais músculos do core. Fica a dica de um movimento muito educativo para a mobilização e estabilização pélvica: sentado na bola, pelve neutra, realize retroversão e anteversão pélvica. No início pode ser difícil para inicantes, mas logo começa a melhorar.

FROM THE CORE

Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"
(51)-9198-4039
fabianopiassarollo@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!