sexta-feira, 9 de abril de 2010

Equilíbrio total com treinamento funcional

Ouço inúmeros comentários, inclusive relatos de alunos que conversando com seus amigos, médicos ou familiares sobre a sua prática no treinamento funcional, que as demais pessoas que não praticam o funcional, acreditam que este é puro trabalho de equilíbrio. Sabemos que o treino funcional é muito mais que isso. Eu diria que, o treinamento funcional é principalmente um excelente tabalho de ativação neural, pois, integrando movimentos de diversos grupos musculares, em planos e eixos de movimentos distintos, obriga o Sistema Nervoso Central a ter um ótimo controle de resposta de ações específicas.

O que precisa ficar claro é que o treino funcional não é um trabalho apenas de equilíbrio e, o que muitos desinformados, inclusive profissionais de educação física, consideram como malabarismos, algo quase que circense. O treinamento funcional trabalha sim com grande exigência de equilíbrio, mas não é focado apenas nessa habilidade. Utilizamos muitos exercícios de equilíbrio, justamente por essa ser uma capacidade fundamental para a vida diária, principalmente a medida que vamos envelhecendo. Além disso, o treinamento que exige controle de equilíbrio é uma ótima ferramenta para que a musculatura estabilizadora seja ativada, tornando esse um trabalho coordenativo e cognitivo. Esta é uma das vantagens de treinar funcionalmente, pois dessa forma, o corpo trabalha com contrações e co-contrações para contrapor a ação da gravidade e controle dos movimentos multiplanares, o que aumenta a ativação muscular e gasto energético.

Por ser funcional, o treino funcional, é especifíco às necessidades individuais de cada aluno. O fator especificidade é essencial para garantir os resultados positivos para o praticante. Então, muito além de desenvolver o equilíbrio, o treino funcional pode ser considerado um trabalho de preparação física total, exigindo a integração de corpo mente, e por que não, espiríto. Assim, é possível encontrar e equilibrar o desenvolvimento de todas as capacidades e habilidades necessárias para as atividades de vida diária e, também de qualquer modalidade esportiva.

Sigo preparando meu livro de treinamento funcional com muito empenho e, assim que esse material for tomando forma, vou avisando por aqui. Desejo muito trabalho e sucesso à todos.

FROM THE CORE

Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"
(51)-9198-4039
fabianopiassarollo@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!