segunda-feira, 6 de julho de 2009

Para todas as idades




Sem tempo ruim iniciamos mais uma semana cheios de energia e prontos para muito trabalho e produção. E assim deve ser, sei que segunda-feira para maioria das pessoas é "um dia daqueles", mas não adianta, tem de levantar da cama e partir para a vida.


O "figura" acima, e cheio de gás aos seus 11 anos esta executando um apoio em suspensão, ótimo para fortalecer os estabilizadores de ombro e CORE, e nessa sessão da foto foi um grande treino, muito suado para espantar o frio. E nessa fase a criança deve gastar energia, e no caso do treino funcional, por muitos exercícios serem considerados um desafio, as crianças adoram e mantem a concentração e foco de atenção no exercício, o que e difícil em outras práticas. Aqui também há um fator importante para a EDUCAÇÃO física, este trabalho especificamente é voltado para correção de uma escoliose. E hoje as aulas escolares estão muito mais voltadas para o físico do que para a educação do físico.
Eu por exemplo, nunca fui um grande fã das aulas nas escolas em que estudei, talvez até em função disso não atuo na escola, mas não adianta generalizar, existem ótimos profissionais nas escolas, mas infelizmente, eu não estudei com nenhum desses... É mais fácil liberar uma bola e deixar o jogo acontecer, e na maioria das vezes, é isso que os alunos querem e esperam. Mas há alternativas para o profissional, basta este estar atento e querer modificar esse ciclo das aulas escolares. Acredito que o professor deve se preocupar também com fatores cognitivos, psicomotores e posturais.
Nunca nenhum professor me orientou a corrigir minha postura, e não custa nada trabalhar isso com os alunos. Vejo muitos escolares que utilizam a mochila pendurada apenas em um ombro, e isso também nunca escutei algum educador físico da escola comentar que não era a maneira ideal. Acredito que isso seja básico. Não adianta começar com as atividades pré-desportivas se os alunos ainda não foram despertados para a consciência corporal. Não sou contra os jogos na escola, mas sim com a aplicação demasiada e quase que de forma integral desses. Nunca fui orientado como respirar corretamente para melhorar minha corrida, e isso é fundamental, faço isso diariamente com cada aluno.
Espero que quem trabalhe nas escolas não me interprete mal, mas algo deve ser modificado no padrão das aulas escolares. Enfim, o profissional deve mudar de atitude, esses dias vi uma cena lamentável, um professor de renome e de uma escola de renome aqui da capital, simplesmente mandou os alunos correrem e após largou a bola para eles, enquanto ficou sentado e cabisbaixo. Isso foi muito decepcionate para mim, pois eu acreditava que este profissional, por todo seu currículo, fosse diferenciado. Mas vendo de perto, tenho certeza que a "metodologia" de jogar a bola para os alunos e sentar de cabeça baixa não faz a diferença. Deixa os alunos jogarem, mas que pelo menos tenha interação com o jogo corrigindo o posicionamento, enfim faça o seu papel de educador.
E esse é mais um post que atesta que o treino funcional serve para todas as idades e qualquer tipo de usuário. E essa é forma mais global de trabalhar a mente e o corpo. Além de benefícios estéticos, o bem estar é garantido por quem pratica. Por mais que a fase de treinamento seja intensa, o aluno sairá da sessão de treino muito relaxado, levando consigo, menos estresse do que quando chegou.
Curso na Aerostep em agosto. Em outubro Treinamento Funcional Internacional em Porto Alegre.
FROM THE CORE
Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"
(51)-9198-4039

Um comentário:

  1. Olá Fabiano, vc tem mais informações sobre este cursos em outubro? E o seu curso será no mesmo molde do realizado em março. Abraço!

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!