quinta-feira, 22 de março de 2012

Progressão de agachamento profundo





Buenas!

O exercício de hoje é da linha dos "corretivos" by Gray Cook. Trata-se de uma progressão de agachamento profundo. Observando pode até parcer fácil, mas podem ter certeza que a maioria das pessoas apresenta alguma restrição em alguma posição dele. 

O fato é que esses movimentos atingem todo o corpo, e expõem as "fraquezas" e principalmente desequilíbrios musculares. A partir dos testes FMS (Gray Cook) uma série de encurtamentos e compensções podem ser detectadas. Um dos testes é o de agachamento profundo, que dá um panorama geral das principais articulações do corpo, e o fato é que os músculos nunca trabalham completamente isolados. O movimento de um músculo ou cadeia muscular afeta as demais articulações, nesse caso, se alguma dessas articulações e músculos apresantam fraqueza, encurtamento, lesão ou desequilíbrio entre mobilidade/estabilização, irá sem dúvida afetar as demais cadeias envolvidas no movimento. Por isso, avaliar o movimento integrado é muito importante, e o teste de agachamento profundo gera sem dúvida um excelente feedback pstural.

Esse comentário sobre o FMS é só para ressaltar a importância dessas avaliações. As fotos de hoje mostram um exercício corretivo baseado no teste de agachamento profundo. A posição inícial do movimento(não está nas fotos) é em pé, pés entre um box de largura um pouco maior quea do quadril, calcanhares apoiados sobre uma madeira de no máximo 3cm, ombros flexionados em posição Y (braços ao lado das orelhas e logo afasteos alguns centímetors com leve adução de ombros), peito aberto. O movimento é uma flexão de coluna com braços em Y (não está nas fotos), alinhando o tronco paralelamente ao solo, leve as mãos sobre o box e após agache o mais profundo que conseguir. PERMANEÇA na posição por cerca de dez segundos, após isso eleve um dos braços acompanhando a mão com o olhar enquanto rota a coluna.

DIFÍCIL, mas eficaz para o equilíbrio  mobilidade/estabilidade, desenvolvendo uma grande consciênscia corporal. SINTA o movimento, nada de pressa, evolua aos poucos, concentre-se em cada fase do movimento.  Excelente exercício para o treinamento funcional das cadeias musculares.

Curso de Treinamento Funcional em breve em Porto Alegre.

Trilha excelente para realizar o movimento bem concentrado: MC YOGI: http://www.youtube.com/watch?v=efRIdrl9YNA


FROM THE CORE

Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!