sexta-feira, 19 de junho de 2009

Ser Global, exercício global = TREINO FUNCIONAL








A tendência natural do ser humano é ser flexor. Por diversas causas e motivos, o indvíduo tende a flexionar, principalmente a coluna.




Os ombros tendem à rotação medial ( interna), movimento que fica evidente observando algumas pessoas dirigindo veiculos, trabalhando em escritórios com computador, atendendo o telefone e realizando outras tarefas ao mesmo tempo. Sem contar no fator emocional e ambiental. Sim, fator emocional e ambiental, pois não há como separar esses e outros fatores e emoções, pois tudo irá refletir em alguma parte do ser. E geralmente, quando a temperatura está baixa, há uma retração, principalmente dos ombros. Então esses rotam medialmente, fechando mais ainda os peitorais (contraindo=encurtando), e flexionando o tronco, ocasionando uma hipercifose. Isso torna a cintura escapular mais alongada (abduzida), porém, também mais fraca. Esse movimento pode sobrecarregar cervical e ombros, gerando rigidez muscular (contratura), e até inflamação.
O mesmo pode acontecer em caso de algum transtorno emocional e estresse. No caso desses dois, outra zona emocional poderá ser afetada, o estômago, e sobre isso, tecerei comentários em breve. E voltando ao ser global, a flexão contínua da coluna, afeta os discos intervertrebais, o que prejudica as AVDS , gerando compressão das vértebras, desencadeando a dor lombar, e quem sabe, no futuro hérnias de disco, compressão e consequente inflamação do nervo ciático e por aí vaí.
Abaixo da lombar, provavelmente, mais compensações incidindo sobre a pelve e quadril, ocasionando encurtamentos e dor, geram uma série de desconfortos e patologias que prejudicam a capacidade funcional. Esses sintomas, muitas vezes, levam ao afastamento das atividades esportivas e até do trabalho. Olhem a complexidade da máquina chamada ser humano.
Nada se separa. Nas fotos acima, exercícios funcionais para abrir os peitorais (alongar=relaxar). E no final do post anterior (abaixo na página), recomendei que abaixassem os ombros, abrindo peitorais e colocando umbigo para dentro. Esses dois exemplos dão resultado, e ao mesmo tempo garantem ótima ativação muscular, também proporcionam relaxamento, e podem ser colocados de forma dinâmica ao longo da sessão, ou de forma estática no final do treino.
E treino funcional é isso, qualidade e resultados para estética, performance, saúde e bem estar, tudo aliado para a complexa máquina chamada ser humano. E o resultado positivo é certo, pois a ativação será global, refletindo em todo o ser, melhorando a qualidade de vida. Então procurem perceber o corpo como a soma de um todo, chamado plano físico, mental e espiritual. Portanto, não adianta separar, tem de ser integrado, e obtemos isso no treino funcional, basta praticar com segurança e responsabilidade.
FROM THE CORE
Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"
(51)-9198-4039

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!