quarta-feira, 15 de abril de 2009

Lesões de tornozelo no futebol

Este tema é muito recorrente para mim, pois eu já tive uma entorse séria no tornozelo esquerdo. Foi no show do Rodox em 2003 aqui em Porto Alegre. A dor é muito grande, sem contar no inchaço e nos hematomas. Sabemos que após uma lesão, a sensibilidade na região é afetada, e desde então tive mais dois entorses no mesmo tornozelo, ambos de menor intensidade, e esse fato, sem dúvida alguma é creditado à melhora na propriocepção que é muito estimulada no treinamento funcional.

Mesmo realizando meus treinamentos com foco na propriocepção, estou sujeito aos riscos, imaginem quem não treina o sistema proprioceptivo. Este tipo de lesão é comum no esporte, casos comuns no futebol aconteceram esta semana. No domingo o jogador Nilmar do Inter saiu de campo após uma entorse no jogo contra a Ulbra. Parece que seu caso não é grave, e até se cogita que Nilmar tenha condições de jogar já no domingo.

Mas o caso que realmente me chocou muito, foi a gravidade da lesão de Rogério Ceni do São Paulo. Detalhe que tudo aconteceu em um trabalho descontraído em um campo de dimensões menores. O saldo é de previsão de seis meses de recuperação, mais seis parafusos e uma placa no tornozelo. Vamos torcer pela recuperação deste grande atleta.

Não sei o tipo de trabalho aplicado nesses clubes, mas ambos, tem profissionais gabaritados, o que atesta a eficiência do treinamento. Mas será que em meio ao calendário do futebol brasileiro, os clubes estão realizando trabalhos preventivos em seus atletas? Por exemplo, será que o treinamento funcional esta incluído na rotina de preparação dos atletas destas equipes?

Eu costumo afirmar aos meus alunos e também nos cursos em que ministro, que o treinamento funcional por si só, não é capaz de evitar lesões, mas sim é capaz de prevenir e reduzir o nível da lesão. Utilizo como parâmetro meus alunos, que em sete anos de aplicação do treinamento funcional, nenhum desses saiu lesionado de seus treinamentos e esporte. O treinamento funcional até reduziu e atenuou casos de lesão pré-estabelecidos, principalmente os efeitos da hérnia de disco e nervo ciático.

É claro que meus alunos não são atletas profissionais que estão sempre no limite, mas tenho certeza que o treinamento funcional no esporte, principalmente no futebol, reduziria e muito os casos de lesões, principalmente no tornozelo e joelho. Há trabalhos que comprovam a eficácia do treinamento funcional na redução de lesões no futebol, basta pesquisar um pouco que encontramos. A minha intenção não é criticar metodologias de trabalho de outros profissionais, mas sim colaborar para que estes obtenham o melhor resultado na performance e redução de lesões no atleta de futebol.

Sei que o ambiente do futebol é cheio de paradigmas, às vezes o profissional esta cheio de boas intenções e novidades, mas é muitas vezes barrado na aplicação dessas. Eu acredito que isso ocorra, principalmente em clubes menores, mas aos poucos os grandes clubes vão abrindo as portas para o treinamento funcional, e então veremos a constatação de resultados na redução de lesões.

Desejo uma ótima recuperação à Nilmar e Rogério Ceni, este último principalmente, pois sua lesão foi muito grave.

FROM THE CORE

Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"
(51)-9198-4039
fabianopiassarollo@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!