quarta-feira, 29 de abril de 2009

Outro tornozelo lesionado no futebol

Dessa vez foi o jogador Reinaldo do Botafogo. O atleta deixou o gramado, durante a eletrizante final do campeonato carioca entre Botafogo e Flamengo.

O diagnóstico foi uma entorse no tornozelo direito. Atualmente Reinaldo esta em tratamento na sede da CBV, tudo buscando atuar na segunda partida da final no próximo domingo. Reinaldo estava, junto com Maicossuel, "infernizando" a defesa flamenguista, e após a saída de ambos, o fla equilibrou a partida.

Volto a enfatizar a importância de um treino funcional para os atletas de futebol. Nesta atividade deve ser desenvolvida a propriocepção, o equilíbrio, core muscles, mobilidade articular e estabilidade muscular. Detalhe, já vi imagens de treinos do Botafogo onde os jogadores realizam alguns exercícios que desenvolvem estas valências.

Agora imaginem a incidência de lesões como entorses e pubalgias em uma equipe que não desenvolve esta metodologia de trabalho voltada para a capacidade funcional dos atletas. Provavelmente a situação seria pior. Agora resta torcer pela recuperação de Reinaldo e , que mais preparadores atuem com o treinamento funcional no futebol.


FROM THE CORE

Fabiano Piassarollo
"CORE LIFE PERFORMANCE"
(51)-9198-4039
fabianopiassarollo@terra.com.br

quinta-feira, 23 de abril de 2009

E o tornozelo novamente...

... é problema para o jogador Nilmar. Após a goleada colorada na final da segunda fase do gauchão, contra o Caxias, o atleta terminou a partida com outra entorse no tornozelo.

Na semana anterior o atleta lesionou o tornozelo contra a Ulbra. A lesão contra o Caxias ocorreu no outro tornozelo, o que me deixa mais preocupado pela situação. Desta vez a lesão tirou o atleta da partida contra o Guarani.

Quem acompanha este espaço já deve saber a minha opinião, mas não custa lembrar, propriocepção, equilíbrio e muito trabalho reativo, todos esses potencializados com o treinamento funcional, são a solução para atenuar e reduzir esse tipo de lesão, não apenas no futebol, mas em todos os esportes.

Portanto a minha sugestão para os colegas que trabalham com o esporte é que apliquem muito treinamento funcional em seus atletas.

FROM THE CORE

Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"
(51)-9198-4039
fabianopiassarollo@terra.com.br

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Lesões de tornozelo no futebol

Este tema é muito recorrente para mim, pois eu já tive uma entorse séria no tornozelo esquerdo. Foi no show do Rodox em 2003 aqui em Porto Alegre. A dor é muito grande, sem contar no inchaço e nos hematomas. Sabemos que após uma lesão, a sensibilidade na região é afetada, e desde então tive mais dois entorses no mesmo tornozelo, ambos de menor intensidade, e esse fato, sem dúvida alguma é creditado à melhora na propriocepção que é muito estimulada no treinamento funcional.

Mesmo realizando meus treinamentos com foco na propriocepção, estou sujeito aos riscos, imaginem quem não treina o sistema proprioceptivo. Este tipo de lesão é comum no esporte, casos comuns no futebol aconteceram esta semana. No domingo o jogador Nilmar do Inter saiu de campo após uma entorse no jogo contra a Ulbra. Parece que seu caso não é grave, e até se cogita que Nilmar tenha condições de jogar já no domingo.

Mas o caso que realmente me chocou muito, foi a gravidade da lesão de Rogério Ceni do São Paulo. Detalhe que tudo aconteceu em um trabalho descontraído em um campo de dimensões menores. O saldo é de previsão de seis meses de recuperação, mais seis parafusos e uma placa no tornozelo. Vamos torcer pela recuperação deste grande atleta.

Não sei o tipo de trabalho aplicado nesses clubes, mas ambos, tem profissionais gabaritados, o que atesta a eficiência do treinamento. Mas será que em meio ao calendário do futebol brasileiro, os clubes estão realizando trabalhos preventivos em seus atletas? Por exemplo, será que o treinamento funcional esta incluído na rotina de preparação dos atletas destas equipes?

Eu costumo afirmar aos meus alunos e também nos cursos em que ministro, que o treinamento funcional por si só, não é capaz de evitar lesões, mas sim é capaz de prevenir e reduzir o nível da lesão. Utilizo como parâmetro meus alunos, que em sete anos de aplicação do treinamento funcional, nenhum desses saiu lesionado de seus treinamentos e esporte. O treinamento funcional até reduziu e atenuou casos de lesão pré-estabelecidos, principalmente os efeitos da hérnia de disco e nervo ciático.

É claro que meus alunos não são atletas profissionais que estão sempre no limite, mas tenho certeza que o treinamento funcional no esporte, principalmente no futebol, reduziria e muito os casos de lesões, principalmente no tornozelo e joelho. Há trabalhos que comprovam a eficácia do treinamento funcional na redução de lesões no futebol, basta pesquisar um pouco que encontramos. A minha intenção não é criticar metodologias de trabalho de outros profissionais, mas sim colaborar para que estes obtenham o melhor resultado na performance e redução de lesões no atleta de futebol.

Sei que o ambiente do futebol é cheio de paradigmas, às vezes o profissional esta cheio de boas intenções e novidades, mas é muitas vezes barrado na aplicação dessas. Eu acredito que isso ocorra, principalmente em clubes menores, mas aos poucos os grandes clubes vão abrindo as portas para o treinamento funcional, e então veremos a constatação de resultados na redução de lesões.

Desejo uma ótima recuperação à Nilmar e Rogério Ceni, este último principalmente, pois sua lesão foi muito grave.

FROM THE CORE

Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"
(51)-9198-4039
fabianopiassarollo@terra.com.br

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Treinamento Funcional intervalado

Uma das maneiras com que tenho trabalhado ultimamente, e colhido bons resultados, é o treinamento funcional intervalado. Desta forma, principalmente em fase de resistência, aplico os exercícios de força funcional, e logo a recuperação é ativa, ou seja, em movimento.

Posso citar como exemplo, algumas séries que utilizei nas aulas de fitball nesta semana. Nestas realizava as séries de exercícios, intervalando as mesmas com recuperação ativa sobre a bola, realizando saltos sobre a mesma em intensidades diferentes. Assim o consumo energético é constante e variado, devido ao nível de intensidades, até foi comentado pelas alunas que este era um trabalho preventivo às calorias da PÁSCOA.

Quando o treino é uma sessão de funcional, costumo utilizar um intervalo com step ou com skipping no trampolim. É ótimo e os alunos adoram, pois saem com a sensação de que realmente gastaram muitas calorias, elevando a eficiência do treino.

HAPPY EASTER FROM THE CORE

Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"
(51)-9198-4039
fabianopiassarollo@terra.com.br

segunda-feira, 6 de abril de 2009

CURSO FOI SUCESSO TOTAL EM PORTO ALEGRE












Acima mais algumas imagens do Curso de Treinamento Funcional dos dias 28 e 29 de maio em Porto Alegre. O curso foi um grande sucesso, e devido à grande procura tivemos de encerrar as inscrições para manter a qualidade de ensino, o que nos obrigou a abrir uma lista de espera para um novo evento.
Aproveito para agradcecer a Academia Aerostep Studio que disponibilizou toda a sua estrutura para realização do curso, além da PróFisiomed que apoiou o evento, o que colaborou para a realização do mesmo. Então pensou em treinamento funcional em Porto Alegre, lembre da Aerostep Studio, academia em que implantamos o Treinamento Funcional em 2004, e PróFisiomed, tudo em aparelhos fisioterápicos e para o treino funcional.
FROM THE CORE
Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"
(51)-9198-4039