quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Epidemia de obesidade no Brasil

Na data deste post foi divulgada  pelo Ministério da Saúde mais uma pesquisa sobre a obesidade no país e os dados são alarmantes. Um outro dado também assusta muito, pois o Brasil é o 3°país no mundo a realizar cirurgias de redução do estômago, conhecida também como bariátrica. Fico realmente desapontado com estes dados, ainda mais por ter conhecimento dos grandes riscos desse tipo de cirurgia, principalmente as enormes mudanças, inclusive de ordem psicológica, que ocorrem nos pacientes após os procedimentos. 
 
Abaixo reproduzo trecho de matéria do site do telejornal Bom Dia Brasil no site: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2012/10/brasil-e-o-3-pais-do-mundo-que-mais-faz-cirurgias-de-reducao-do-estomago.html   
 
Você está acima do peso? É o caso de quase a metade da população do país, e 15% dos brasileiros são considerados obesos.
 
O Ministério da Saúde fez um ranking das capitais com maior índice de obesidade. Em primeiro lugar está Macapá, no Amapá, com 21,4% da população. Depois vem Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, com 19,6 %. Em terceiro Natal, no Rio Grande no Norte, com 18,5% dos habitantes e em quarto, Fortaleza, no Ceará, com 18,4% dos moradores obesos.
 
Fiquei realmente assustado ao encontrar Porto Alegre na segunda posição das capitais no ranking da obesidade no país. O que falta para a sociedade brasileira nesse aspecto? Políticas de alimentação e saúde básicas, incentivo a prática de exercícios físicos, assistência nutricional de qualidade na rede pública e privada de saúde, educação com informativos e palestras em todas as camadas sociais, programas sobre o tema na tv aberta, e talvez até mesmo redução de impostos para alimentos como carne, aumentar impostos de doces e refrigerantes, por exemplo.  É claro que muita outras alternativas podem ser adotadas para que possamos amenizar essa situação, e esse estímulo deve iniciar em casa e também na escola.
 
Como profissional de educação física, cabe a mim estimular meus alunos, familiares e amigos para que adotem o exercício físico como rotina, aliando uma alimentação de qualidade, com menos carboidratos e muito mais gorduras poli e monoinsaturadas, ácidos graxos essenciais e também proteínas. O objetivo de reduzir os carboidratos é simples, modificar o metabolismo que é acostumado a funcionar principalmente com a glicose fornecida por carboidratos, para que o organismo funcione utilizando gorduras ( as que temos acumuladas por tanto consumo de carboidratos e as oriundas da alimentação), como a principal fonte energética. Mas para não alongar muito o tema no momento, passarei a escrever mais sobre alimentação e suplementação alimentar daqui para frente.
 
A dica é que invistam em treinamento funcional e alimentação corretas para combater a obesidade, esta que sem dúvidas, trará de "brinde" uma série de patologias, mais cedo ou mais tarde . MELHOREM SEUs HÁBITOS ALIMENTARES E TREINEM!
 
FROM THE CORE!

Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!