domingo, 9 de setembro de 2012

Maximize resultados


Saudações funcionais à todos os que quebraram e quebram diariamente os paradigmas do treinamento de força tradicional das academias, modificando a concepção de treinos para uma visão mais abrangente e global, onde temos o corpo como um todo e não apenas dividido em partes. Como se esse corpo fosse ser exigido em partes isoladas, o que praticamente não ocorre nas atividades de vida diária, então por que treinar o corpo de uma forma que pouco será utilizada nos movimentos do dia a dia?
 
Hoje a vida é altamente dinâmica e com cada vez mais compromissos, o que exige aproveitamento quase que total do tempo. No treinamento esse aspecto também é muito importante se quisermos maximizar  os resultados, dessa forma, o tempo na academia, ou seja lá o local em que treinas, deve ser aproveitado ao máximo. Para isso a concepção do treinamento deve ser de agregar mais músculos e articulações  em movimento, algo que era realizado antigamente. Um excelente exemplo disso são os treianamentos de levantamento de potência, que utilizam todo o corpo para mover e elevar cargas pesadas com muita explosão. Treinamentos híbridos como o que meu aluno está realizando no vídeo, agregam multi-articulações, planos e eixos de movimentos diferentes e habilidades que combinadas potencializam os resultados, seja em performance ou estética.
 
Chega de ficar horas intermináveis treinando, o que vai dar resultado realmente será mais intensidade e menos volume. Intervalos de trabalhos cada vez menores também otimizam a resposta metabólica do organismo, turbinando os resultados. O treinamento híbrido vai desenvolver a força funcional, exatamente essa que utilizamos para sentar, subir escadas, tirar as compras do porta malas do auto e tantos outors movimentos. Além disso tudo, menor intervalo entre as séries, séries de híbridos e séries combinadas, potencializam as respostas cardiovasculares do organismo, o que remete ao que o CoachDos chama como CST (cardio strength training). Isso é potencializar tempo e resultados, treine força e cardio com os mesmo exercícios, sem ter de se preocupar em fazer  o treino de força e logo após ir para a esteira, o que em muitos casos vai gerar catabolismo muscular. Séries de Tabata sintetizam muito bem esse resultado.    
 
Treinamento funcional é isso, agregar metodologias e exercícios focando sempre na especficidade de cada indivíduo, e assim elevar sua performance, seja em esportes, prevenir lesões, melhorar habilidades, variáveis funcionais, condicionamento físico e estética, e até mesmo para portadores de necessidades especiais. Treinando forte, com comprometimento, alimentação adequada para os objetivos individuais, o resultado vem, e com o treinamento funcional o resultado é mais rápido e ao mesmo tempo duradouro. O corpo fica forte sem perder mobilidade, ou seja, o corpo estará apto a funcionar melhor como um todo na vida e nos exercícios.
 
FROM THE CORE
 
Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!