Saudações amigos from the core!
Hoje por aqui mais um dos alunos "fera" no suor e intensidade de cada treino. Neste treino após, algumas séries combinadas de saltos com arranque, enfatizando a sua preparação física para o tênis, kettlebell para o garoto. Após esses exercícios, para "acabar a construção do atleta", como costumo dizer, "a hora do acabamento com reboco e massa corrida", utilizei 4 sets de kettlebell só para finalizar em grande estilo.
Sou amplamente a favor de utilizar exercícios de força explosiva com pesos na preparação de meus alunos. O "guru" da cerveja e treinamento, Robert dos Remedios, mais conhecido como CoachDos, criou a expressão que utilizo muito "Cardio Strenght Training", ou traduzindo seria algo como treinamento de força cardio. Vejo que essa possibilidade maximiza os resultados e aproveitamento do tempo do treino, pois ao mesmo tempo em que estamos desenvolvendo força explosiva, estamos também realizando um trabalho cardio, pois em alguns movimentos do kettlebell a frequência cardíaca sobe muito, como se indivíduo estivesse treinando "tiros de corrida" .
No caso dos exercícios de kettlebell no final do trabalho de saltos e arranques para o tenista, preconizei principalmente a utilização da cadeia cinética do quadril ( cadeia que mais gera potência e força ), sob fadiga. Então, se a CCQ foi capaz de gerar potência e força fadigada e movendo um kettlebell de 10kg, imaginem o que está mesma CCQ será capaz de realizar em quadra nos primeiros sets de jogo? Não há mistério nem mágica nisso, basta treinar assim e os resultados em performance e também no "shape" do atleta vão aparecer.
Em se tratando de atletas, fica mais importante a utilização do kettlebell, pois essa ferramenta de treinamento, possibilita através de seus movimentos balísticos, de estabilização e alavancas, melhor transferência de força e potência dos membros inferiores para os membros superiores (passando pelo core), o que é fundamental para o esportista. A transferência de força entre os membros inferiores e superiores fica clara no vídeo do clean.
As pesquisas tem referendado que cada vez mais é importante desenvolver a força e a potência de forma funcional, e por isso vemos uma grande movimentação de mercado nesse sentido, e cito empresas "gringas" como o Athletes Performance, Performance Better, FMS, CHECK Institute, Dragoon Door, CoachDos, Fitness Anywhere (TRX), e outras, como "propulsoras" dessas mudanças para a massa. Aqui no Brasil também cabe elogiar o ADF e o LPO System como "quebradores" de paradigma, utilizando metodologias de desenvolvimento de força funcional.
Mas para não alongar muito o assunto, resta-me enfatizar para que treinem cada vez mais padrões de movimento como agachar, avançar, girar, puxar, empurrar, pois isso é a essência do movimento humano, isso é o que podemos realmente afirmar que é treinamento funcional, ou seja, baseado nas funções dos movimentos.
Em breve divulgarei data, local e valores do novo curso de Treinamento Funcional em Porto Alegre.
FROM THE CORE
Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"