sexta-feira, 29 de maio de 2009

Treinamento funcional para todas as idades II











Acima , mais algumas provas de que o treinamento funcional é adequado e perfeitamnete adaptado para qualquer usuário. Nas fotos, exercícios executados em dupla, para estimular a coordenação motora e psicomotricidade, além de exercícios em suspensão para aumento do controle neuromuscular e ativação dos core muscles. Especificamente para estas duas alunas da foto, o objetivo é melhorar a capacidade funcional de cada uma, melhorando a postura e realização das AVDS, além de diminuir crises de nervo ciático e redução dos sintomas de labirintite.



Não há restrições, o que deve haver por parte do profissional é muito cuidado e seriedade na aplicação dos exercícios, sempre focando na prescrição específica de acordo com os objetivos do aluno. O respeito as individualidades e restrições de cada aluno é esencial para garantir a eficácia do trabalho, pois entre os benefícios do treinamento funcional e os riscos de lesão, há uma linha muito tênue. Isso por que temos de entender e incorporar a ideia de que no treinamento funcional, aplicamos exercícios em eixos e planos diferentes de movimentos, oque que exigem interação dos sistemas visual, vestibular e de proprioceptores, englobando deslocamentos, força, equilíbrio e coordenação. Tudo isso exige mais cuidado com o aluno, pois é fácil, por exemplo, perder o equilíbrio durante um exercício e cair.
Portanto, recomendo aos colegas que já atuam com treino funcional, ou que pretendem iniciar, que prestem atenção total ao aluno, principalmente no desenvolvimento desse nos desafios propostos, pois isso é fundamental para não errar na progressão do treinamento. Não facilite os treinos, mas também não exija gestos impossíveis para o aluno, vá lançando mão de mais recursos para intensificar o treino pouco à pouco, o que importa é a correta execução do movimento pelo aluno.
Para fechar este post, agradeço aos elogios e manifestações de satisfação com os cursos ministrados por mim no 3° ENTAF, então muito obrigado à todos colegas que participaram dos cursos. Não posso deixar de agradecer às minhas alunas e "modelos" das fotos, pela determinação, alegria e grande desempenho nas atividades propostas, parabéns à vocês pela excelente evolução nesses dois primeiros meses de treino funcional.
FROM THE CORE
Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"
(51)-9198-4039

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!