Alguns dos princípios do treinamento funcional foram expostos na revista Saúde é Vital.
AÇÃO
Nada de se sentar ou se apoiar. Durante o treino funcional é preciso movimentar o corpo inteiro. O objetivo é solicitar diversas habilidades físicas — FORÇA, FLEXIBILIDADE, COORDENAÇÃO, EQUILÍBRIO —, todas ao mesmo tempo, já que elas atuam em parceria na hora do esforço, na vida real.
TRIDIMENSIONAL
O exercício é executado em três planos — VERTICAL, HORIZONTAL e DIAGONAL. O esforço é superior ao da musculação tradicional, em que os movimentos se restringem a um plano por vez.
SINERGIA
Os músculos trabalham em conjunto. Veja como, durante movimento, a força executada se transfere de uma parte a outra do corpo: primeiro os pés (1), passando por pernas (2), quadris (3), tronco (4) e, finalmente, chegando aos braços (5). Com isso a musculatura fica preparada para executar suas funções de maneira eficiente e sem dor.
EXERCÍCIO VERSÁTIL
Os exercícios trabalham mais de uma habilidade, embora uma sempre predomine.
Equílibrio: A superfície instável ativa os proprioceptores — terminações nervosas que funcionam como sensores de movimento e posição corporal. O resultado é a melhora significativa do equilíbrio. Os músculos profundos que sustentam a coluna e os abdominaisficam fortes.Olhe para baixo! Os pés são a interface entre o chão e o restante do corpo. Ou seja, se estão fortes e ágeis, ajudam a pessoa a se equilibrar e a fazer força. Como o uso contínuo de sapatos os deixa frágeis e fracos, vale a pena executar alguns movimentos com eles descalços para exercitar a sua musculatura.
O objetivo do treino funcional é melhorar a qualidade de vida e a performance física e esportiva. As vantagens são maiores e logo você sente o resultado.
Fabiano Piassarollo
"Core Life Performance"
(51)-9198-4039/3337-8924
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita!
Assim que for possivel, reponderei seu comentário.
Abraços!